
Boston Metal do Brasil
Transformando um passivo ambiental em valor
A Boston Metal abriu uma subsidiária integral no município de Coronel Xavier Chaves nas proximidades de São João del Rei, onde está sendo construida uma fábrica que usará um processo revolucionário para captar valor de rejeitos oriundos da mineração.
A Boston Metal do Brasil traz uma tecnologia com potencial de solucionar o problema dos rejeitos e escórias minerais. Transformaremos um passivo em valor para toda a sociedade.

A solução para passivos ambientais
Nossa plataforma tecnológica – eletrólise de óxido fundido – usa eletricidade dentro de uma célula para processar rejeitos industriais e de mineração e extrair ligas metálicas de alto valor.
As células de eletrólise de óxido fundido produzem ferroligas a partir de rejeitos e escórias minerais

Liderança
Nossa equipe de liderança é chefiada por veteranos da indústria de metalurgia e mineração com ampla experiência, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.
Tadeu Carneiro
Chairman e CEO, Boston MetalTadeu Carneiro
Chairman e CEO, Boston Metal
Tadeu tem mais de 40 anos de experiência na indústria de metais, com experiência em estratégia global, desenvolvimento de tecnologia, e crescimento com foco no cliente. Como CEO da CBMM (80% de participação no mercado de nióbio), ele aumentou a receita de US$ 100 milhões para mais de US$ 2 bilhões e liderou um programa global que aumentou o mercado de nióbio mais de oito vezes.
Na Boston Metal, Tadeu supervisionou duas rodadas de financiamento over subscribed e o crescimento da equipe de 8 para mais de 100 funcionários. Engenheiro metalúrgico, Tadeu é o principal diretor independente da Ivanhoe Mines (metais do grupo do cobre, zinco, níquel e platina) e professor convidado do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do MIT
Itamar Resende
Presidente, Boston Metal do BrasilItamar Resende
Presidente, Boston Metal do Brasil
Itamar tem vasta experiência na indústria de mineração e metais, liderando empresas e equipes no Brasil e no Reino Unido. Ele tem mais de 20 anos trabalhando no nivel executivo em empresas globais de metais, tendo ocupado cargos de liderança e operações na LSM Brasil (AMG), LSM Reino Unido (AMG), Mineração Taboca, e Sigma Lithium.
Itamar está à frente das operações da Boston Metal do Brasil com foco na recuperação de metais de alto valor a partir de rejeitos de mineração.
Fernanda Fenga
VP Sênior, Corporativo, Boston MetalFernanda Fenga
VP Sênior, Corporativo, Boston Metal
Fernanda é responsável por todas funções corporativas da Boston Metal. Ela tem mais de 20 anos de experiência executiva nessas áreas, bem como em compliance, relações com investidores e relações governamentais na indústria de metais e mineração.
Fernanda participa do Conselho de Administração da NioCorp Development Ltd e trabalhou como consultora e advisor em diversas empresas globais do setor.
Alexandre Quinze
VP, Boston Metal do BrasilAlexandre Quinze
VP, Boston Metal do Brasil
Alexandre se juntou à Boston Metal do Brasil como Vice Presidente para contribuir com o desenvolvimento da subsidiaria no país. Formado em engenharia pela Universidade de São Paulo, Alexandre tem ampla experiência com startups. Foi co-founder e CEO da Trutec, ecossistema de construtechs e proptechs do grupo Baumgart, e tem passagens executivas em empresas nacionais e internacionais como Vedacit, Philips, Rimini Street, PwC Brasil, CBMM, e Flex em países como Estados Unidos, Panamá, México e Alemanha. É especializado em supply chain pela Universidade da Califórnia, em Inovação Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas, e possui MBA em Administração na Fundação Getúlio Vargas, instituição na qual é professor há mais de 14 anos.
Nosso trajeto: atual e previsto
2022
- A Boston Metal do Brasil abre como uma subsidiária integral da Boston Metal com equipe de 7 colaboradores
- Começa o projeto de construção da planta em Coronel Xavier Chaves nas proximidades de São João del Rei, Minas Gerais
2023
- As primeiras células de eletrólise de óxido fundido de 2,5 KA serão montadas
- A equipe crescerá para 40 colaboradores
2024
- A primeira célula industrial de 50 KA será implantada para operar como unidade de demonstração e eventuais ajustes de processo.
- A capacidade de produção de metais atinge 1 tonelada por dia a partir do quarto trimestre
- A equipe crescerá para 60 colaboradores
2025
- A empresa continuará a operação da célula montada em 2024 e iniciará a montagem da planta industrial final com adicionais 22 células de 50 KA cujo startup acontecerá no início de 2027
- A Boston Metal do Brasil terá capacidade anual de produção de 365 toneladas de ligas especiais de alto valor
- A equipe estabilizará com 60 colaboradores
2026
- A Boston Metal do Brasil continuará com o projeto de implantação da unidade industrial com as adicionais 22 células
- A empresa continuará com capacidade anual de produção de 365 toneladas de ligas especiais de alto valor
2027
- Start up no primeiro trimestre da unidade industrial com 23 células com capacidade cerca de 8.400 toneladas de ligas especiais por ano
- A equipe crescerá para 200 colaboradores

Alameda Rosa Cruz, 123 – Sala 45, Vila Marchetti
São João del Rei, Minas Gerais, Brasil 36307-205